Skip to content

Frases que se propôem a responder: que é o feminismo radical?

O que é o Feminismo Radical?

Compilado por Lierre Keith

tradução: M. L.

 

“ A Opressão, como um fenômeno, inclui dois partidos (ou classes) – o Opressor e o Oprimido. Esses partidos são criados artificialmente e são, então, combinados em sistemas que dicotomizam a espécie humana sequencialmente tendo como base vários pretextos – sexo, raça, religião, etc. Qualquer sistema de classes… é estabilizado por instituições (todas, por definição, são “politicas”): no caso das mulheres são casamento, maternidade, prostituição, estupro e pornografia.”

—Ti-grace Atkinson; Amazon Odyssey

“…[L]esbiandade, informada pelo feminismo, é muito mais do que uma escolha sexual. É uma perspectiva total da vida em uma sociedade patriarcal, representando um compromisso às mulheres em todos os níveis da existência e desafiando a base de uma sociedade sexista – isto é, o heterossexualismo*. Logo, não é uma mera alternativa sexual a homens, que é caracterizada simplesmente em se relacionar sexualmente com mulheres ao invés de homens, mas uma forma de ser no mundo que desafia a possessão das mulheres pelos homens e, talvez, em seu nível mais intimo e sensível.”

*(N.T. no original ‘heterossexualism’, fiquei em duvida em como traduzir.)

—Janice G. Raymond; The Transsexual Empire

“Para mim, feminismo significa trabalhar o máximo que se puder para por um fim a opressão das mulheres, para quebrar nossa dependência a homens, e para subverter, desafiar, e no limite destruir os bastiões do poder masculino que nos escravizam. As estratégias podem variar. E também o comprometimento. Sendo uma mulher-centrada em mulher, da qual o estilo de vida é o quanto for possível – socialmente, politicamente, sexualmente – focado em mulheres, eu tento definir uma linha para mim, por um comprometimento completo e sem reservas às mulheres, ao máximo que eu puder manter.”

–Ngahuia Te Awekotuku; Radically Speaking: Feminism Reclaimed

“Womanist [Mulherista] 1. De womanish [coisa de mulher] (opp. de ‘girlish’ [coisa de menina] i.e., frívola, irresponsável, sem seriedade.) Uma feminista negra ou feminista de cor. Das expressões do povo negro de mulheres para meninas. ‘Você está agindo como uma mulher,’ i.e da forma que uma mulher agiria. Usualmente se referindo a comportamentos audaciosos, ultrajantes, corajosos ou obstinados. Querer saber mais e em profundidade maior do que é considerado ‘bom’ para alguém. (…) 2. Também: Uma mulher que ama outras mulheres, sexualmente e/ou não-sexualmente. Que aprecia e prefere a cultura de mulheres, a flexibilidade emocional de mulheres (valoriza lágrimas como o contrapeso natural da risada), e a força de mulheres. (…) 4. Mulherista é para feminista assim como roxo é para lavanda.”

–Alice Walker; In Search of Our Mother’s Gardens

“Assim como eu ensinada a sempre perguntar ‘Isso é bom para os Judeus?’ Agora eu pergunto, ‘Isso é bom para as mulheres?’… Minha mãe dizia, “Raspe um não-judeu e você encontrar um anti-semita.” Eu digo, “Raspe um homem e você encontra um sexista.” As vezes eu me referi aos homens como os goyim*.

*(N.T. não sei traduzir essa expressão.)

—Pauline Bart; Nice Jewish Girls

“Meu ideal pessoal do feminismo não é um em que mulheres da classe dominante têm poderes iguais aos homens da classe dominante, enquanto homens e mulheres pobres vão para o inferno juntos. Isso acontece, no entanto, pois o meu ideal de feminismo necessita de um comprometimento geral a justiça social e dignidade humana. Uma liberação que deixa algumas mulheres livre para humilhar e explorar outras não é liberação.”

–D. A Clarke; Unleashing Feminism

“Eu acho que já está na hora de mulheres com capital cultural comecem a recolher algumas das questões éticas que uma cultura dominada por homens produziu e dissecar e analisar elas em pedaços de maneira séria. Já está na hora que ‘metade da espécie humana’ tenha algo a dizer sobre a natureza de sua existência. Caso contrário – sem revisar as bases do pensamento – a mulher intelectual está fadada a se encontrar tentando tirar conclusões… baseadas em uma aceitação de uma superestrutura social moral que nunca admitiu a igualdade das mulheres e é, portanto, imoral em si. Como pelo casamento, pelas práticas sexuais, pelo cuidado às crianças, etc. Nesse tipo de trabalho, podem emergir mulheres que serão capazes de formular novos e possíveis conceitos de que a perseguição a homossexuais tem em suas raízes não só ignorância social, mas um dogma filosoficamente anti-feminista.”

–Lorraine Hansberry; letter in The Ladder, 1957

“Os corpos das mulheres assassinadas estão espalhados pela paisagem desse país. Estupro é o passatempo nacional, uma forma de tortura sentida por todas as meninas e mulheres, de bebês a idosas. Uma em cada três mulheres nos E.U.A. será estuprada durante sua vida. Espancamento e incesto, esses crimes domésticas são pandêmicos. Assassinato, é claro, é a última violenta ‘solução’ masculina. E se você está pensando enquanto lê isso que eu estou exagerando, por favor, pegue o jornal de hoje e verifique os fatos. Se tem algo acontecendo aqui é ódio às mulheres, não aos homens, uma guerra contra as mulheres… O movimento feminista e movimento anti-racismo têm em comum a tentativa de promover uma vida humana decente. Se opor a qualquer um desses movimentos coloca alguém do lado dos elementos mais reacionários da sociedade Norte-Americana.”

–Barbara Smith; Home Girls

“Politicas Selvagens são feministas e são em mantendo a resistência das pessoas Indigenas, das pobres e das marginalizadas. Resiste a colonização e acumulação da Cola, consumo excessivo, ideologias repressivas e fundamentalistas, comunicações de massa, o militarismo e a interferência feita pelas cientificas e monetárias culturas de elite. Politicas Selvagens são politicas da felicidade.”

–Susan Hawthorne; Radically Speaking: Feminism Reclaimed

“Nós queremos destruir as posições de poder… não subir a essas posições. A luta contra relações de poder desiguais entre homens e mulheres necessita que lutemos contra poderes desiguais em todos os lugares: entre homens e mulheres, mas também entre homens e homens e mulheres e mulheres, brancos e negros e ricos e pobres.”

–Ti-grace Atkinson; Amazon Odyssey

“Todas as questões são questões feministas – e reformas bandaid, ou igualdade com homens em uma sociedade dominada por homens, ou mulheres ‘empoderadas’ terem ‘auto-estima’ enquanto se deixa intacto um status quo com uma camada de ozônio perfurada – todas são pseudo-soluções que a feminista radical considera inaceitáveis… Em sua definição mais básica, [feminismo] pode simplesmente significar a luta pela liberdade da mulher contra uma sociedade de supremacia masculina – certamente uma luta válida e vital em si. Também pode ser, em parte, uma ética, uma estética, e até uma metafisica. Para mim, feminismo… também é algo mais: é uma politica que unicamente capaz nesse momento da história de, muito literalmente, salvar e frágil verde e azul biosfera da nua Terra.”

–Robin Morgan; Radically Speaking: Feminism Reclaimed

“Nós escolhemos a terra

e o limite das lutas umas das outras

a guerra é a mesma

se nós perdermos

algum dia o sangue das mulheres irá coagular

em um planeta morto

mas se nós vencermos

não há o que dizer

nós vemos além da história

para um novo e possível encontro

Eu espero te encontrar

em qualquer barricada que você tenha levantado

ou escolhido.”

–Audre Lorde

“Mais uma coisa que eu aprendi: que por eu estar lutando por mudanças sociais, por censura social dos comportamentos masculinos que historicamente tem sido rotina e não tem sido censurados – Eu não era apenas uma feminista. Eu era uma feminista radical.”

–Louise Armstrong; Radically Speaking: Feminism Reclaimed

“Quando eu falo sobre resistência, eu estou falando sobre uma resistência politica organizada. Eu não estou apenas falando de algo que vai e vem. Eu não estou falando sobre um sentimento. Eu não estou falando sobre ter em seu coração a forma como as coisas deveriam ser e continuar tendo um dia regular tendo ideias boas, decentes e maravilhosas em seu coração. Eu estou falando sobre quando você coloca seu corpo e sua mente na reta e você compromete a si mesma em anos de luta para mudar a sociedade em que você vive… Uma resistência politica vai por dias e noites, por de baixo do pano e na luz do dia, quando pessoas podem ver e quando não podem. É passada de geração a geração. É ensinada. É estimulada. É celebrada. É inteligente. É habilidosa. É comprometida. E algum dia irá ganhar. Irá ganhar.”

–Andrea Dworkin; The Sex Liberals and the Attack on Feminism

From Rain and Thunder,

Issue #1 Winter Solstice 1998